terça-feira, 14 de agosto de 2018

Devemos dar água aos bebés?


Devemos dar água aos bebés?

Água para bebés

Muitas são as diferentes opiniões sobre este assunto... 
temos as opiniões das avós, das mamãs, as dos especialistas, as dos profissionais de saúde...etc...

Nestes dias, quando o calor foi extremo, esta foi uma pergunta muito frequente na farmácia e para a qual normalmente remetemos para o pediatra, mas depois de ler um pouco sobre este assunto aqui vai uma opinião que acho que faz sentido, como farmacêutica mas essencialmente como Mãe!

Devemos distinguir 2 situações:

 Bebés que estão a fazer leite materno exclusivo

Aleitamento materno

A composição do leite materno é completamente ajustada às necessidades dos bebés, por isso geralmente não há necessidade de lhes dar água quando estão a ser exclusivamente amamentados. A amamentação deve ser à demanda já por isso mesmo... Normalmente nos dias de mais calor o bebé pede para mamar mais vezes, tanto para saciar a fome como para saciar a sede...

No entanto, quando se está perante uma vaga de calor intenso e sempre que o bebé estiver com vómitos e diarreia, as perdas de líquidos por parte do organismo estão aumentadas, pelo que faz sentido oferecer um pouco de água ao bebé, para ver se ele a quer beber para compensar o que perde, mas sempre respeitando a vontade dele. 

Posso dizer-vos que a partir dos 3 meses comecei a oferecer água tanto à Princess L como à Baby D, mas tanto uma como outra mandaram-me dar uma volta... só queriam leite materno, mesmo nos dias de mais calor...
O que eu fazia nestes dias, como tinha sempre muito leite,  era oferecer mais algumas vezes leite materno por dia e ficava mais descansada...


Bebés que estão a fazer suplemento

Aleitamento com suplemento


Sempre que os bebés estão a ser alimentados com outro leite para além do leite materno (seja como suplemento ou como substituto), faz sentido oferecer-lhes um pouco de água. 
O teor de eletrólitos do leite de vaca é três a quatro vezes superior ao do leite materno e, associado ao alto teor de proteínas, pode provocar o aumento da sensação de sede.
Na maior parte das vezes os bebés pequenos não bebem a água oferecida, mas o mais importante é que se lhe vá oferecendo de vez em quando, uma vez que ainda não conseguem expressar-se nesse sentido.

Introdução de alimentos

Introdução de alimentos no bebé

A partir do momento em que são introduzidos outros alimentos na rotina alimentar dos bebés (sopas ou papas, por exemplo), é a altura certa para que se vá oferecendo água com regularidade.
E foi precisamente nesta altura que as minhas princesas começaram a aceitar a água oferecida...

💗💖

Para mim faz sentido, que não ajam regras fixas nos bebés, nem neste nem em qualquer outro assunto, por isso mamãs confiem no vosso instinto, tirem as vossas dúvidas com o pediatra e estejam atentas!

Kiss Kiss 
C.A.



Sem comentários:

Enviar um comentário