terça-feira, 15 de maio de 2018

SOPA PARA BEBÉS



SOPA PARA BEBÉS

Alimentação a partir dos 4/6 meses


A nossa baby D já tem 6 meses!
Está na hora de iniciar a alimentação, por isso reuni algumas dicas de como fazê-lo, respeitando sempre o facto de que cada bebé tem o seu ritmo, suas preferências e seu tempo!

 "Até aos 6 meses, a alimentação do bebé deverá ser exclusivamente de leite materno e só nesse momento se deverá iniciar a introdução de novos alimentos."





Até quando deve ser o bebé amamentado?

Quando possível, a introdução de novos alimentos deve continuar a ser acompanhada pelo aleitamento materno até aos 2 anos de idade.

Claro que maior parte das mães não consegue fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses e muito menos amamentar até aos 2 anos de idade... até porque em Portugal, a licença de maternidade para a mãe é de apenas 5 meses! Se quisermos usufruir mais do que esse tempo com o nosso bebé, seja por opção ou necessidade, temos apenas a possibilidade de tirar licença parental alargada por mais 3 meses mas a receber apenas 25% do ordenado!
Penso que já era tempo da lei ser mudada em Portugal. Sinceramente acho uma vergonha! Não me espanta o facto de cada vez termos menos filhos. Tudo é feito para complicar a vida de uma recém mamã!

Infelizmente, por vezes, logo desde o  nascimento, pode suceder que o aleitamento tem de ser artificial, sempre a conselho do médico. 
Nestes casos, a introdução de novos alimentos deverá ser feita após os 4 meses e o aleitamento deverá ser feito com leite artificial receitado pelo médico até aos 12 meses.

Não esquecer que nesta matéria da introdução de novos alimentos tem de existir flexibilidade e bom senso porque os bebés são todos diferentes e nem sempre há verdades absolutas. Por isso, é apenas uma recomendação, respeitar as regras que se seguem.


A introdução de novos alimentos deverá iniciar-se pela sopa de legumes:

  • ao 4º mês se o seu bebé teve apenas aleitamento artificial.
  • ao 6º mês quando o aleitamento é materno. 

Passados 4-6 dias poderá introduzir a fruta passada e cerca de 15 dias depois poderá introduzir também uma papa de cereais. Normalmente a primeira papa.






A Sopa de Legumes


• A sopa de legumes inicial poderá ter apenas cenoura e batata.
De 3 em 3 dias  ir experimentando mais um legume, sempre um de cada vez, até eventualmente poder misturar 4 a 5 legumes diferentes. (abóbora, cebola, batata doce, arroz), com um fio de azeite no fim se possível, e sempre sem sal!

"Não se adiciona sal à comida do bebé, porque os seus rins têm dificuldade em eliminar os excessos, e porque o sal está associada a hipertensão infantil."


• Passados cerca de 4-5 dias depois da primeira sopa, poderá começar a introduzir as carnes brancas bem trituradas, preferencialmente o frango, mas também poderá ser o peru ou borrego.
 Nos primeiros 3 dias deverá apenas cozer a carne com a sopa, e retirar antes de passar, depois eventualmente só um pouco de carne para dar sabor e depois poderá ser cerca de 25 a 50gr/dia.

• A sopa deverá ser dada de preferência à hora do almoço, com uma consistência grossa e macia (recomenda-se utilizar a varinha mágica para ficar bem passada).

• Primeiro começar só por algumas colheres e o resto da refeição deve ser complementado com o leite habitual.
• Cerca de 3 dias depois já poderá fazer uma refeição completa de sopa (ou seja, uma concha de sopa).
  • Posteriormente 9-12 dias após a primeira sopa poderá adicionar outros legumes (alface, o alho, alho francês, xuxu/pimpinela, beringela, curgete, feijão-verde, bróculos e a couve branca). 

  • Seguidamente podem também ser incluídas todo o tipo de couves (couve-bróculo, couve-flor, couve-bruxelas, couve-roxa, couve galega, couve-portuguesa, repolho, lombarda, etc.) mas devem ser utilizadas com cuidado em função da sensibilidade do bebé, porque são propensas à formação de flatulência, ou seja, de gases nos intestinos. 

  • O espinafre, o nabo, a nabiça, a beterraba e o aipo deverão ser introduzidos apenas a partir dos 12 meses de idade. 


• Passados cerca de 2 meses da primeira sopa, o bebé já pode comer duas sopas (ao almoço e ao jantar).

• Aos 7-8 meses pode adicionar o peixe, preferencialmente o branco (ex: linguado, pescada, dourada), e depois o azul, tendo o cuidado de retirar as espinhas…

• Por volta dos 11 meses a sopa já pode conter leguminosas (ervilhas, feijão, grão de bico, lentilhas, etc.) sem a pele que recobre o grão.




Quantidades


Apenas como exemplo, para cada dose de sopa, deve utilizar uma batata pequena, uma cebola pequena e uma cenoura pequena.

Adicione a água num tacho fundo e leve os legumes a cozer em fogo brando.

A quantidade de água deve apenas cobrir os ingredientes durante a cozedura. Lembre-se que a água vai abrigar grande parte dos nutrientes essenciais, por isso, adicione o suficiente para cobrir os ingredientes e, se necessário, coloque mais água no fim.

Poderá iniciar nos primeiros 2 a 3 meses com uma concha, cerca de 100g, e depois a quantidade de sopa que deve oferecer ao bebé é, em média, 150g (uma concha e meia).

Para facilitar lá em casa, pode-se cozinhar uma dose suficiente de sopa para 3 a 5 dias que se congela em recipientes separados de vidro ou plástico adaptado para o efeito.

 Para descongelar recomenda-se retirar do congelador e colocar no frigorífico no dia anterior e antes da refeição aquecer em banho de maria, ou numa panela ou microondas.




A fruta


• Cerca de 4-7 dias depois da introdução da primeira sopa  pode também dar ao bebé, após a sopa , uma sobremesa de fruta natural como a pêra, maçã ou a banana. No início esta fruta deve ter a consistência de papa. 
Deverá oferecer-se só um tipo de fruta sempre igual durante cerca de 3 dias, após o que pode oferecer outra qualidade.

• Aos 7/8 meses de idade pode iniciar laranja, tangerina, melão, uva, manga.

 É habitual recomendar adiar o consumo do morango, amora, kiwi e maracujá para depois dos 12 meses (pois poderão provocar alergia nos bebés predispostos).

• A fruta deve ser preferencialmente natural (não cozida nem em boiões), madura e recém-preparada (não guardar para a refeição seguinte…). Aqui em casa fazemos um misto, umas vezes é fruta cozida e passada outras vezes é natural e passada.


A papa de cereais


• A papa poderá ser iniciada cerca de 15 dias depois da primeira sopa.

• Antes dos 6 meses de idade, a papa deverá ser isenta de glúten (ex: de milho ou arroz), mas depois dos 6 meses já poderá ter glúten (ex: trigo, cevada, centeio ou aveia).

• Se o bebé ainda está a ter aleitamento materno, esta papa poderá ser não láctea e reconstituída com leite materno. Caso contrário, poderá ser uma papa láctea (ou seja, já tem leite em pó incorporada) a reconstituir com água fervida. 

• As papas muito doces e com frutas ou chocolate devem ser evitadas.




Outros alimentos

• Aos 6 meses de idade poderá iniciar iogurte próprio para bebés e, depois dos 9 meses, pode iniciar o iogurte natural (preferivelmente sem açúcar).

• Aos 7/8  meses também poderá iniciar bolachas próprias para bebé e pão. Os pais devem avaliar antes a maturidade da criança com algum senso.

• Aos 9 meses, pode iniciar a gema de ovo. Comece por meia-gema por refeição e apenas 1 ou 2 vezes por semana. A clara do ovo só deverá ser consumida após os 10-11 meses (pois pode estar mais associada a alergia nas crianças susceptíveis).

• A carne de porco recomenda-se dar só depois do 2 º ano.

Os novos alimentos devem ser oferecidos um de cada vez, repetindo o mesmo alimento durante cerca de 3 dias seguidos, para que caso haja intolerância/alergia se possa identificar o alimento responsável.

Devemos respeitar a rejeição de um ou outro alimento se reconhecemos que a criança não gosta.



Com um ano de vida a criança deve ter 5 a 6 refeições,

  •  Duas a três refeições lácteas (cerca de 500ml de leite) 
  • Pelo menos uma refeição com carne ou peixe 
  • Duas com legumes (2 sopas) 
  • Uma de cereais.



Espero ter ajudado!
Não tenham pressa na introdução de alimentos aos vossos bebés, façam ao ritmo de cada criança...
 Falem também com o vosso pediatra, certamente irá guiar-vos através deste processo! Boas sopas!
C.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário